top of page
  • Facebook Social Icon
  • Crowdfunding imobiliário Portugal
Search
  • Writer's pictureCrowdfunding Imobiliário

Lançamento de uma campanha de crowdfunding: a regra oculta dos 30%



Não é uma exigência e provavelmente nunca ouvirá falar disso, mas esta é uma regra implícita que todos os crowdfunders experientes e consultores de crowdfunding honestos e bem informados devem seguir para aumentar seriamente as hipóteses de que uma campanha seja totalmente financiada.

Confie em mim, eu sei como funciona. O empolgamento com o seu projeto de crowdfunding pode levá-lo a ignorá-la. Como um consultor de crowdfunding eu vejo isto com muita frequência – realmente! As pessoas acreditam que as suas ideias são tão boas e, por uma razão ou outra, estão com tanta pressa de lançar que, mesmo quando aconselhadas a não lançarem precipitadamente, elas vão em frente e fazem-no, apenas para falhar e colocar a culpa em alguém.

A verdade, no entanto, é que, lançar uma campanha de crowdfunding, sem primeiro garantir uma audiência de apoiantes no pré-lançamento (pessoas que se comprometeram a apoiar sua campanha quando ela for lançada) para que pelo menos 30% do objectivo de financiamento seja alcançado no dia do lançamento, é muito arriscado. Existem três razões para isto:

1. O Kickstarter, o IndieGogo e a maioria das outras plataformas de crowdfunding têm um algoritmo que seleciona campanhas de alto desempenho. Isto significa que, se uma campanha de crowdfunding garantir 30% do financiamento no seu primeiro dia (ou primeiros dias), a plataforma pode muito bem destacá-la como uma história de sucesso – o que, por sua vez, coloca sua campanha diante dos olhos de um público muito mais amplo que seria extremamente difícil de alcançar, se não fosse por esta atenção especial.

2. As pessoas que não conhecem você ou seu projeto e que só agora estão a participar na sua campanha sentir-se-ão menos inclinadas a apoiá-lo se não perceberem que já levantou uma percentagem significativa da sua meta de financiamento. Isto significa que um financiamento significativo inicial garantido pode dar um impulso à credibilidade da sua campanha, o que pode converter-se em maiores chances de ver novos apoiadores decidirem que o promotor é digno da sua confiança e apoio.

3. Enviar um press release sobre o lançamento da campanha sem ter pelo menos 30% do financiamento assegurado significa que os jornalistas provavelmente sentirão que não há muito que falar, uma vez que o projeto ainda está em dificuldades. Isto, por sua vez, significa que qualquer aumento que pudesse obter da cobertura dos media durante o lançamento poderá ser perdido, fazendo com que um objectivo de campanha totalmente financiada se tornasse muito mais difícil de realizar.

Em última análise, o ponto aqui é que a paciência e a disciplina são recompensadas e a impaciência e a improvisação são punidas – no crowdfunding, como em qualquer outro campo de negócios. Então, se quiser ter sucesso, mantenha essa opinião e siga a regra de 30% do crowdfunding – que, a partir de agora, não estará mais oculta.

Quer aumentar suas hipóteses de sucesso ainda mais? Entre em contato comigo e com muito gosto irei ajudá-lo a obter uma campanha de crowdfunding totalmente financiada, assim como fiz com tantos outros crowdfunders. A primeira avaliação do seu projeto é GRÁTIS, então tudo que você precisa fazer é pedi-la aqui!

Miguel Aparício

Crowdfunding strategist no CrowdStrat.com  Ajudou a angariar mais de US $ 1 milhão de dólares no Kickstarter, no IndieGogo e noutras plataformas de crowdfunding

17 views0 comments

Recent Posts

See All

© 2018 Crowdfunding Imobiliário Portugal | Financiamento Colaborativo | M:info@mutuall.pt | T.914 024 233

  • Facebook Crowdfunding Imobiliário
  • Crowdfunding imobiliário Portugal
bottom of page